02
Mai 11

O "Mito ou Verdade", na linha de uma certa inovação, propôs a Eurodeputada e Economista Ilda Figueiredo  que realizasse uma pequena crónica acerca a Condição da Mulher no Estado-Novo. No entanto antes de a expormos iremos apresentar uma pequena biografia da nossa Cronista :

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Ilda da Costa Figueiredo nasceu no Troviscal, Oliveira do Bairro, em 30 de Outubro de 1948, no seio de uma família de agricultores.

Desde cedo decidiu cursar Economia, mas, antes de o fazer, e por sugestão dos pais, obteve formação que lhe permitiu desempenhar as funções de professora primária. No ano lectivo de 1967-1968 matriculou-se na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Casou no dia do seu 19.º aniversário, mantendo residência em Aveiro e deslocando-se diariamente de comboio até ao Porto. Durante o seu segundo ano de casada foi viver para Vila Nova de Gaia onde melhor pôde conciliar a docência com os estudos, como aluna voluntária.

Durante a licenciatura confraternizou com colegas no "Café do Piolho", aos Leões, e foi incentivada por docentes como o Professor Jesus.

Em 1973 terminou o curso de Economia e, no ano seguinte, tornou-se militante do Partido Comunista Português.

Frequentou igualmente um mestrado em Administração e Planificação da Educação na Universidade Portucalense (1998), e o curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar, na Escola Superior de Educação do Porto.

No PCP pertenceu ao sector intelectual da Direcção e à Direcção Regional do Porto e desde os anos noventa que é membro do Comité Central.

Foi deputada à Assembleia da República entre 1979 e 1991, vereadora da Câmara Municipal de Gaia entre 1983 e 1991 e membro da respectiva Assembleia Municipal. Foi também Vereadora da Câmara Municipal do Porto entre 1994 e 1999.

Na sua passagem pela edilidade gaiense ficou associada, enquanto Vereadora do Ambiente, ao projecto do Parque Biológico, vocacionado para a educação ambiental.

Ilda Figueiredo leccionou no ensino básico durante um ano, foi professora na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, e no Instituto Superior Jean Piaget, e orientou acções de formação sobre Organização Pedagógica da Escola e Gestão de Escolas.

Integrou a comissão organizadora que preparou a criação da Associação Nacional de Municípios, trabalhou como economista no Sindicato Têxtil do Porto e na União dos Sindicatos do Porto/CGTP.

É autora de artigos e de livros, nomeadamente sobre educação, foi colunista do Jornal de Notícias e colaboradora da rádio TSF.

É deputada ao Parlamento Europeu desde Julho de 1999, onde exerce os cargos de Vice-Presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, de Vice-Presidente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais e é Membro da Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros, da Delegação para as Relações com o Mercosul e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana e, ainda, Membro Suplente da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica.

 

publicado por mitouverdade às 17:38

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO