27
Jan 11

Os Calendários:

 

O povo asteca foi uma civilização mesoamericana que floresceu entre o séc. XIV e XVI, acabando por ser destruída pelos conquistadores espanhóis chefiados por Fernando Cortez.

Os astecas eram politeístas e acreditavam que se o sangue humano não fosse oferecido ao Sol, a organização e as ligações do mundo deixariam de funcionar. Apesar de serem um povo muito abrangente em vários níveis, o "mito ou verdade" apenas irá abordar a parte da cultura referente às suas profecias e aos seus calendários, um deles conhecido como Pedra do Sol, Xiuhpohualli.

 

O calendário Asteca é mais antigo do que o calendário gregoriano, criado em Roma pelo Papa Gregório e usado até hoje na maior parte do mundo. Este calendário Xiuhpohualli é constituido por 18 meses (com 20 dias cada), cada um deles representado por símbolos, com diversos significados e são exemplos: o crocodilo, o vento, a casa, o lagarto, a cobra, a morte, o cervo, o coelho, a água, o cão, o macaco, as ervas, o bambu, o jaguar, a águia, o falcão, o movimento (terramoto), a faca de pedra, a chuva (tempestade) e as flores. A este calendário são ainda acrescentados mais 5 dias de sacrifício, obtendo um total de 365 dias do ano, mantendo sempre no centro a representação do Deus Sol.

O outro calendário asteca denomina-se por Tonalpohualli e é bastante polémico existindo várias teorias sobre a interpertação deste calendário. Umas teorias dizem que é a representação do ciclo de Vénus, outras dizem que é a representação da origem, desenvolvimento e fim da raça humana...No entanto, representam apenas teorias, não havendo quaisquer certezas e sendo também a sua origem desconhecida devido a incertezas de datas que cercam as culturas mesoamericanas.

Tonalpohualli significa “contagem dos dias” e é um calendário composto por 260 dias, que foi usado por vários povos mesoamericanos, mas os astecas são os que mais se destacam. Este calendário não tem qualquer tipo de relação com o Sol ou a Lua é apenas composto por 20 trezenas, cada trezena era respectiva a um Deus.

 

 

 

Profecias:

 

Uma das profecias mais importantes e conhecidas é referente a quando os astecas ainda se encontravam em Tula, ai receberam uma profecia do Deus Huitzilopochtli, que dizia que todos os Astecas deveriam estabelecer-se noutro local, onde ficassem permanentemente. E assim no sec. XIV o povo asteca fixou-se num local só. Segundo estudos realizados sabe-se que as crenças, as profecias e os sacrificios tinham todos como base o divino. Tal como os Maias, os Astecas e a sua cultura indicam que o mundo acabará no ano 2012… Uma profecia que será confirmada ou não na respectiva data.

 

publicado por mitouverdade às 11:09

5 comentários:
Eu acho que no ponto em que estamos, varias interpetações foram feitas e é preciso ter cuidado e nao perder o sentido crítico, muitos afirmam que virá um cometa, outros q vai suceder um alinhamento muito raro ao nível da via lactea e outros que será a mudança de mentalidade, penso que todos eles estao apenas a ponderar e olhando para todas as possibilidades apresentadas facilmente (umas mais do que outras) se pode perceber que estão erradas ou que pelo menos parece "um pouco impossivel" de acontecer como as mentalidades que todos sabemos que demoram tempo a modificar, a alterar (anos), (até ha quem lucre com isto por exemplo o filme 2012). Eu penso que vai ser um dia como qualquer outro e vou manter a minha rotina.

;)
Jah a 6 de Novembro de 2011 às 01:09

Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21

23
24
25
26
28
29

30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO