20
Jan 11

 

A humanidade desde sempre se deparou com profecias apocalípticas e profecias de fim do mundo umas ainda não viram a sua data chegar (como por exemplo a de Nostardamus ou a dos Astecas) e outras que a passagem do tempo se encarregou de desmentir e são exemplos:

 

 

- Leeds, 1806:

Existem inúmeros exemplos de pessoas que proclamam o regresso de Jesus Cristo, mas provavelmente nunca existiu um mensageiro mais estranho do que a galinha da cidade inglesa de Leeds, em 1806. As pessoas da cidade contavam que uma galinha começou a colocar os seus ovos no formato da frase “Christ is coming” (“Cristo está a chegar”). Notícias do incrível milagre espalharam-se rapidamente, e muitas pessoas convenceram-se que o dia do juízo final estava próximo. A história começou a tomar proporções enormes, até que um curioso cidadão da cidade observou a forma como a galinha colocava os ovos e descobriu que a cidade inteira tinha caído em uma brincadeira de mau gosto.

 

 

 

 

 

- 23 de abril de 1843:

O fazendeiro americano William Miller, depois de estudar a Bíblia durante vários anos, concluiu que a data escolhida por Deus para acabar com o mundo poderia encontrar-se através de uma interpretação literal dos escritos. Miller explicava aos seus seguidores (chamados de Adventistas ou Milleristas) que o mundo acabaria entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. Miller publicitou-o bastante e com isso conseguiu milhares de seguidores, que chegaram à conclusão que a data definitiva seria afinal 23 de abril de 1834. Muitos dos seguidores de Miller venderam ou doaram todas suas posses. Quando a data do fim do mundo chegou e Jesus não voltou, houve seguidores que ficaram sem nada e o grupo desintegrou-se. No entanto anos mais tarde alguns remanescentes formaram a religião Adventista.

 

 

 

 

-1891:

Joseph Smith, fundador da religião mórmon, nos Estados Unidos, em 1835, descreveu uma aparição de Deus, dizendo:"Certa vez eu estava orando fervorosamente para saber o tempo da vinda do Filho do Homem, quando ouvi uma voz dizer o seguinte:Joseph, meu filho, se viveres até a idade de oitenta e cinco anos, verás a face do Filho do Homem; portanto, que isto seja suficiente e não me importunes mais com esse assunto". Joseph Smith vai falar destas visões dizendo:" Assim fiquei sem poder decidir se essa vinda se referia ao início do milênio ou a alguma aparição prévia, ou ainda, se eu haveria de morrer e assim ver-lhe a face.Creio que a vinda do Filho do Homem não será antes desse tempo."...Certo é que, apesar da incerteza de Joseph Smith acerca da interpertação desta visão, muitas foram as pessoas que na época (e ainda hoje) as interpretaram como sendo a data (1891) do regresso de cristo...no entanto seja qual for a interpretação das visões de Joseph Smith, esse regresso não ocorreu e o mundo continuou o seu curso natural!

 

 

- 1910, o cometa Alley:

Em 1881, um astrônomo descobriu que a cauda de cometas têm um gás mortal, chamado de cianogênio. tão tóxico quanto o cianeto, que é semelhante a ele. A descoberta não recebeu muita atenção, até que alguém notou que a Terra passaria próxima à cauda do cometa Halley em 1910. O respeitado jornal estadunidense “The New York Times” e vários outros questionavam se todas as pessoas do planeta morreriam envenenadas pelo gás tóxico, o que levou a uma onda de pânico nos Estados Unidos. Finalmente, cientistas com a cabeça no lugar explicaram que não havia motivos para temer a passagem do cometa, que ocorreu sem maiores problemas. Em Portugal, o cometa também passou e foi motivo de grande alarido nos jornais e nas igrejas. Os jornais diziam que este era o fim do mundo, os padres diziam que vinha aí o "julgamento final do senhor" (que segundo eles surgia por causa do aumento da influência República) e os "vigaristas" vendiam "remédios de protecção contra o cometa". O povo estava em loucura completa e há registo de pessoas que venderam e doaram todos os seus bens. Até arte, através do teatro de revista fala no cometa havendo uma revista chamada "No Cometa!". Tentando amenizar a agitação a Academia de ciências de Lisboa afirma «A Academia de Sciências de Portugal não pode deixar de protestar contra os abusos de credulidade popular, tendentes a cultivar o alarme geral, e que só poderiam perdoar-se quando fundamentados na ignorância, o que, nem por isso, deixaria de ser altamente lamentável e profundamente triste.»...O cometa Halley não trouxe o fim do mundo, mas pelo menos em Portugal, meses depois da passagem do cometa trouxe uma himportante politico-económica: a implantação da República (coincidência ou não...esta mudança marcou o nosso país).

 

 

-1982:

Em maio de 1980, o fundador da Coalizão Cristã e celebridade televisiva Pat Robertson assustou muitas pessoas quando contrariou ao vivo a passagem Mateus 24:36 em que sr afirma que "ninguém sabe o dia ou hora em que o fim chegará"... Afirmando à platéia do seu programa que ele sabia quando seria o fim do mundo e especificou dizendo: “Eu garanto-vos que, até ao fim de 1982, haverá um julgamento no mundo”. Como é obvio Robertson estava errado!

 

-1997:

Quando o cometa Hale-Bopp apareceu em 1997, surgiram também rumores que uma nave alienígena estava seguindo o cometa. Além disso, as pessoas afirmavam que a nave estava a ser escondida pela Nasa e pela comunidade de astrônomos. Estas organizações desmetiram isto dizendo que essa teoria podia ser facilmente refutada por qualquer pessoa com um telescópio. Apesar da negação da existência de tal nave, os rumores foram divulgados amplamente, e inspiraram a criação de uma seita chamada “Heaven’s Gate” (“Portais do Céu”), que acreditava que o mundo acabaria logo. Infelizmente, no dia 26 de março de 1997, o mundo acabou para 39 membros do culto, que foram levados a um rancho no meio do deserto e cometeram suicídio por acreditar que suas almas seriam levadas pelos alienígenas.

-1999:

 

A escrita metafórica e obscura de Michel Nostredame, conhecido como Nostradamus, intrigaram estudiosos por mais de 400 anos.Os seus escritos, que dependem muito da interpretação, foram traduzidos e reescritos em inúmeras versões. Uma das suas frases mais famosas afirma “No ano 1999, sétimo mês / Do céu virá o grande rei do terror”. Muitos devotos das previsões de Nustradamus ficaram preocupados, já que ele tinha grande fama, e acreditavam que esta era a sua previsão do fim do mundo. Foi precisamente no mês de Agosto (7º mês do Calendário Juliano, o calendário utilizado no tempo de Nostradamus) no dia 11, que se deu o eclipse total do sol, que muitos (incluindo a comunicação social) consideraram ser o fim do mundo. Mas, mais uma vez esta profecia não se concretizou.

 

-2000:

A passagem do milénio deu origem a mais uma previsão para o fim do mundo: o problema, notado na década de 70, seria que muitos computadores não conseguiriam ver a diferença entre o ano 2000 e o ano de 1900. Ninguém tinha certeza do que isso significaria, mas muitos sugeriam que problemas catastróficos poderiam ocorrer, desde apagões enormes a um holocausto nuclear. A venda de armas cresceu muito e várias pessoas prepararam bunkers para viver após a catástrofe. Mesmo com todos os problemas previstos, o ano novo começou normalmente, com alguns pequenos problemas em computadores isolados.

 

- 5 de Maio de 2000:

Uma outra catástrofe global foi prevista por Richard Noone, autor do livro “5/5/2000 Ice: The Ultimate Disaster” (“Gelo: o desastre final”, em tradução livre, sem edição brasileira). Segundo o autor. O gelo da Antártica teria quase 5 quilômetros de espessura no dia 5 de maio de 2000, quando os planetas se alinhariam no céu, dando origem a uma morte gelada para toda a humanidade. O resultado dessa história foi milhares de exemplares do livro vendidos e a não existência de mortes em massa devido ao gelo derretido.

 

-2008:

De acordo com o pastor da Igreja de Deus Ronald Weinland, autor do livro “2008: God’s Final Witness” (“2008: a última testemunha de Deus”, em tradução livre), centenas de milhares de pessoas morreriam a partir de 2006 (data do lançamento do livro). Ao fim daquele ano, o pastor afirmava que haveria no máximo dois anos antes do momento em que o mundo entrasse no pior período de toda a existência humana. Até o segundo semestre daquele ano, os Estados Unidos teriam sofrido um colapso, e não existiriam mais como um país independente. De acordo com o que está escrito no livro, Weinland “coloca a sua reputação em jogo no sue papel de profeta de Deus”...Se essa reputação existia, excusado será dizer que deixou de existir!

 

publicado por mitouverdade às 18:17

2 comentários:
Parece-me que seria conveniente que antes de se colocarem disparates nos blogues, os seus autores deveriam confirmar as fontes do que escrevem...

Relativamente a Joseph Smith, ele nunca disse que Cristo viria em 1891! Nós temos registado o seguinte:

"Certa vez eu estava orando fervorosamente para saber o tempo da vinda do Filho do Homem, quando ouvi uma voz dizer o seguinte:
15 Joseph, meu filho, se viveres até a idade de oitenta e cinco anos, verás a face do Filho do Homem; portanto, que isto seja suficiente e não me importunes mais com esse assunto." (D&C 130:14-15)

Os nossos inimigos gostam de citar esta revelação de Joseph Smith e tendo em conta que este nasceu em 1805 e afirmam que ele fez uma profecia da vinda de Cristo que falhou.

Porém se formos ver logo o que Joseph Smith escreveu de seguida:

" Assim fiquei sem poder decidir se essa vinda se referia ao início do milênio ou a alguma aparição prévia, ou ainda, se eu haveria de morrer e assim ver-lhe a face.
17 Creio que a vinda do Filho do Homem não será antes desse tempo. " (D&C 130:16-17)

JS diz claramente que não sabe se Cristo viria nessa altura como sendo a 2ª vinda, portanto os nossos inimigos fazem uma citação completamente descontextualizada só para difamarem Joseph Smith.

Parece-me que o autor deste blogue está ser ingénuo em acreditar nas parvoíces dos inimigos da igreja. Aconselho-o vivamente a procurar as fontes adequadas como por exemplo a própria igreja. Não me parece que melhor fonte sobre FCP seja o site do SLB e vice-versa!
Cesar a 21 de Janeiro de 2011 às 14:14

Boa-tarde,
Desde já agradecemos a sua correcção, e note que já emendámos o post!
Pedi-mos desculpa pelo erro, mas não encontrámos fontes que mostrassem a posição da religião mórmom...

mais uma vez agradecemos a sua colaboração e continue a participar e a visitar o nosso blogue!
mitouverdade a 22 de Janeiro de 2011 às 19:53

Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21

23
24
25
26
28
29

30
31


arquivos
Visitas
contador de visitas
sayaç
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO